
Case 2 – Setor Farmacêutico
Soluções - Inteligência Competitiva/ Inteligência de Mercado.
Empresa – Empresa de Médio Porte do Setor Farmacêutico e Dermocosméticos.
Desafios
:: A área de Inteligência Competitiva e Produtividade já existia há, aproximadamente, dez anos na empresa. A Gerência de Inteligência Competitiva identificou a necessidade de melhorias nas entregas com produtos mais analíticos e com cruzamento da Inteligência Interna com a Inteligência Externa.:: Reestruturar e implementar a área de Inteligência Competitiva/ Inteligência de Mercado com processos e metodologia (Revie).
A Solução
O projeto foi dividido em 3 etapas:
Etapa 1 – Restruturação da área de Inteligência Competitiva e definição dos produtos de Inteligência.
Etapa 2 – Apresentação dos Resultados e Definição dos Próximos Passos.
Etapa 3 – Assessoria para Implementação da área com processos e metodologia (Revie); treinamentos e mentoria da equipe de Inteligência Competitiva da empresa para estruturação dos produtos de Inteligência e da coleta com processos.
Resultados Gerais
:: Apresentação do projeto com aprovação imediata pelo gerente de Inteligência Competitiva e Produtividade e pela coordenadora de Inteligência Competitiva da empresa.:: O início imediato da 3ª Etapa de Implementação do projeto foi garantido pela estruturação bem sucedida da área de Inteligência Competitiva pela Revie.
:: Maior direcionamento da área de Inteligência Competitiva na coleta de dados e informações relevantes para o negócio, visando agilizar e facilitar a tomada de decisão dos líderes da empresa.
Depoimento
“As bases para a construção da área, as premissas, o planejamento e a construção dos trabalhos/projetos foram apresentados com detalhes pela Revie Inteligência. Tudo está mapeado, descrito. Então é mais fácil dar continuidade, dando forma ao que realmente deveria ser uma área de inteligência competitiva.”
Coordenadora de Inteligência de Mercado Theraskin
Artigos Relacionados
As Faces da Inteligência : como direcionar a sua organização e definir o perfil profissional
As Inteligências : arsenal de competitividade e conhecimento para vencer a guerrilha empresarial
Cenários : diferencial estratégico em Inteligência Empresarial
Como produzir Inteligência Empresarial?
Erros no Gerenciamento de Projetos em Inteligência Competitiva
Inteligência Competitiva e a integração com Marketing e Redes Sociais
Inteligência Competitiva e a integração com Marketing e Vendas
Inteligência Competitiva e os Indicadores de Performance e Desempenho
Inteligência Competitiva e os Sistemas de Informação : saída para a integração?
Inteligência Empresarial : muito além do BI
Mercados Preditivos : uma ferramenta essencial para vencer em mercados altamente competitivos
O GAP entre Inteligência Competitiva e Forecasting : antecipar o futuro – quem não quer?
Parcerias Estratégicas e a utilização da Inteligência Competitiva
Redes de Valor e de Cooperação : evoluindo com a Inteligência Empresarial – série 1
Redes de Valor e de Cooperação : evoluindo com a Inteligência Empresarial – série 2
REVIE : a Rede de Valor para Inteligência Empresarial
REVIE na Prática : Inteligência Competitiva
“Matrix de Negócios”? Como funciona a REVIE
Conheça os nossos cursos sobre Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva (Inteligência de Mercado)
Certificação Profissional Inteligência de Mercado/ Inteligência Competitiva
Inteligência Competitiva: estruturação e implementação de um Sistema de Inteligência de Mercado
Inteligência Competitiva na Prática: métodos, técnicas de análise e ferramentas
Inteligência Competitiva na Prática - Avançado
Inteligência Competitiva nas Redes Sociais
Inteligência Organizacional e a Tecnologia da Informação – BI, IC e CRM