Prezados,
Em 2011, a Nathanna nos procurou para a Revie participar do seu projeto de pesquisa sobre a adoção das redes sociais virtuais na Inteligência Competitiva. O artigo foi publicado no VIII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração.
Partilho com vocês o resultado desse trabalho em http://www.revie.com.br/site-artigo?id=141 que aprofunda a aplicabilidade das redes sociais virtuais na IC (Inteligência Competitiva), assunto tão interessante e útil aos profissionais de IC e ainda com poucas publicações no Brasil.
Dois dos nossos artigos sobre o tema também foram utilizados pelos autores:
Inteligência Competitiva e a integração com Marketing e Redes Sociais
Inteligência Competitiva e a integração com Marketing e Vendas
Destaco no artigo:
Pg. 8 - Panorama interessante sobre redes e redes sociais virtuais.
Pg. 11 - Análise dos resultados, com base nas entrevistas, que contou com a participação da Revie sobre a adoção e aplicabilidade das redes sociais na IC.
Merece citação um ponto importante do artigo e que a Revie já vem destacando seja na mídia, cursos ou reuniões com clientes:
“A partir da pesquisa foi possível identificar que as redes sociais virtuais já estão sendo adotadas pelos profissionais de área de estudo para desenvolver diferentes atividades, desde o monitoramento de mercado e temática especificas, até a coleta de informações em âmbito externo e interno da organização.
Contudo, revelou-se nos dados coletados como é incomum a união estruturada entre a Inteligência Competitiva e as Redes Sociais Virtuais. Devendo haver um planejamento prévio de inserção das mesmas, cabendo ao gerente do projeto ser da área de Inteligência Competitiva, e não de áreas como comunicação e estratégia. Estas, porém, devem colaborar com esta iniciativa. Mesmo que as áreas de comunicação já disponham de métodos e experiência nessa seara, trata-se de objetivos distintos.”
Boa leitura!
SDS,
Daniela Ramos Teixeira
http://www.revie.com.br/page.php?name=blog&id=160&ano=2012&id=160&ano=2012
Envie seu Comentário