Case 4 - Inteligência em Compras

Case 4 – Construção

 

Solução - Inteligência de Mercado e Inteligência em Compras.

 

Empresa – Empresa de grande porte do setor da Construção

 

Desafios

Os principais desafios desse projeto eram responder às questões relacionadas ao negócio e à área de Compras:

:: A empresa está comprando melhor que os concorrentes?

:: A área de Compras paga um preço na média do mercado? Acima ou abaixo?  Por quê?

:: É melhor comprar agora ou esperar para ver se o preço vai baixar?

:: Os fornecedores atuais tem capacidade para atender a empresa no médio e longo prazo?

:: É melhor buscar outros fornecedores? Quais? E para quais insumos estratégicos?

 

A Solução

Nesse projeto de Inteligência em Compras, trabalhamos com foco em duas frentes do Método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial):

:: Inteligência de Mercado

:: Inteligência de Parceiros.

O foco do projeto foi nos insumos estratégicos para o cliente como aço, cimento e alumínio.

A Revie Inteligência fez uma reunião presencial com o cliente para identificar os KITs (Key Intelligence Topics), ou seja, os principais assuntos a serem pesquisados e abordados nos relatórios. A partir desse levantamento inicial, iniciou-se a coleta e análise.

Um diferencial desse projeto para Inteligência em Compras foi o cruzamento de informações internas e externas à empresa e fontes de dados primários e secundários, principalmente, informações provenientes de fontes primárias, ou seja, por meio de entrevistas dos consultores da REVIE com especialistas dos mercados de interesse do cliente.

 

Resultados

O trabalho de Inteligência em Compras ganhou assertividade com o cruzamento de dados e informações internas e externas, primárias e secundárias, trazendo resultados como:

:: Rapidez na tomada de decisão dos executivos da área de compras quanto aos produtos estratégicos para a empresa e suas principais variáveis: preço, demanda, oferta e consumo.

:: Maior conhecimento sobre as capacidades atuais e futuras dos fornecedores da empresa.

 

Entenda a diferença entre Inteligência Empresarial e

Inteligência de Mercado (Competitiva)

A Inteligência Empresarial é a capacidade de uma empresa para capturar, selecionar, analisar e gerenciar as informações relevantes para a gestão do negócio. (TEIXEIRA, D.R., 2009)

Já na Inteligência de Mercado ou Competitiva, o foco é no mercado e na concorrência.

Para entender a diferença entre Inteligência Empresarial, Inteligência Competitiva e Inteligência Organizacional, acesse nosso artigo Inteligência Organizacional, Inteligência Empresarial, Inteligência Competitiva, Infra-estrutura de BI : mas qual é a diferença?.


Leia também o artigo Como produzir Inteligência Empresarial?

 

Artigos Relacionados

As Faces da Inteligência : como direcionar a sua organização e definir o perfil profissional

As Inteligências : arsenal de competitividade e conhecimento para vencer a guerrilha empresarial

Cenários : diferencial estratégico em Inteligência Empresarial

Como produzir Inteligência Empresarial?

Erros no Gerenciamento de Projetos em Inteligência Competitiva

Inteligência Competitiva e a integração com Marketing e Redes Sociais

Inteligência Competitiva e a integração com Marketing e Vendas

Inteligência Competitiva e os Indicadores de Performance e Desempenho

Inteligência Competitiva e os Sistemas de Informação : saída para a integração?

Inteligência Empresarial : muito além do BI

Inteligência Organizacional, Inteligência Empresarial, Inteligência Competitiva, Infra-estrutura de BI : mas qual é a diferença?

Mercados Preditivos : uma ferramenta essencial para vencer em mercados altamente competitivos

O GAP entre Inteligência Competitiva e Forecasting : antecipar o futuro – quem não quer?

Parcerias Estratégicas e a utilização da Inteligência Competitiva

Redes de Valor e de Cooperação : evoluindo com a Inteligência Empresarial – série 1

Redes de Valor e de Cooperação : evoluindo com a Inteligência Empresarial – série 2

REVIE : a Rede de Valor para Inteligência Empresarial

REVIE na Prática : Inteligência Competitiva

“Matrix de Negócios”? Como funciona a REVIE

 

 

Conheça os nossos cursos sobre Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva (Inteligência de Mercado):

Inteligência Competitiva: estruturação e implementação de um Sistema de Inteligência de Mercado

Inteligência Competitiva na Prática: métodos, técnicas de análise e ferramentas

Inteligência Competitiva na Prática - Avançado

Inteligência Competitiva nas Redes Sociais

Inteligência Organizacional e a Tecnologia da Informação – BI, IC e CRM

Método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial): conceitos, como funciona, técnicas de Inteligência e implementação

Workshop A diferença entre as Inteligências: Organizacional, Empresarial, Competitiva e infra-estrutura de BI

Workshop de Marketing Estratégico e Inteligência Competitiva na Prática para o setor de TIC