Novo! Case 3 - Inteligência Competitiva/ Inteligência de Mercado

Case 3 – Setor de Alimentos


Soluções - Inteligência Competitiva/ Inteligência de Mercado.

 

Empresa – Empresa de Grande Porte do Setor de Alimentos.

 

Desafios

:: Estruturar e implementar a área de Inteligência Competitiva (IC) na empresa.

:: Assessorar na contratação da equipe para implementação da área.

:: Estruturar e construir toda a base de Inteligência Externa e cruzar com a Inteligência Interna da empresa.

:: Treinar a equipe contratada para a área de Inteligência Competitiva.

:: Assessorar a equipe na construção das Redes de Inteligência Interna (RII) e no aculturamento de IC na empresa.

 

A Solução

O projeto foi dividido em 3 etapas:

Etapa 1 – Estruturação da área de Inteligência Competitiva e definição dos produtos de Inteligência.

Etapa 2 – Apresentação dos Resultados e Definição dos Próximos Passos.

Etapa 3 – Assessoria para Implementação da área, dos processos, produtos, avaliações, disseminação da Inteligência e construção das Redes de Inteligência Interna; treinamentos e coach da equipe de Inteligência da empresa.

 

Resultados das Etapas 1 e 2

:: Apresentação do projeto com aprovação imediata pelo CEO e CIO, líder do projeto de Inteligência Competitiva na empresa.

:: A estruturação assertiva da área de Inteligência pela Revie permitiu uma ação imediata do cliente para a próxima etapa de implementação da área, atendendo a vários níveis hierárquicos na empresa.

:: Maior direcionamento da empresa na coleta e análise de dados e informação relevantes para a tomada de decisão tática e estratégica.

 

Resultados da Etapa 3

“A REVIE Consultoria foi a responsável por todo nosso processo de estruturação da área de Inteligência na empresa. Esteve à frente do trabalho desde o processo de diagnóstico de necessidades junto aos diretores, passando pela definição dos produtos de Inteligência que seriam implantados, com seus KITs (Assuntos Chave de Inteligência) e KIQs (Perguntas Chave de Inteligência) associados, bem como todo o processo de seleção de profissionais para a equipe (seleção interna e externa), treinamento destes profissionais nas ferramentas e metodologia REVIE, realizando ainda a criação, elaboração, e revisão das entregas planejadas.

O resultado dos trabalhos obtidos após 2 anos de parceria foi avaliado em nossa pesquisa interna com um índice de 99,5% de satisfação. O que reflete o comprometimento e dedicação da REVIE com o sucesso de seus clientes!”

CIO do Grupo e líder do projeto de Inteligência Competitiva



Artigos Relacionados

As Faces da Inteligência : como direcionar a sua organização e definir o perfil profissional

As Inteligências : arsenal de competitividade e conhecimento para vencer a guerrilha empresarial

Cenários : diferencial estratégico em Inteligência Empresarial

Como produzir Inteligência Empresarial?

Erros no Gerenciamento de Projetos em Inteligência Competitiva

Inteligência Competitiva e a integração com Marketing e Redes Sociais

Inteligência Competitiva e a integração com Marketing e Vendas

Inteligência Competitiva e os Indicadores de Performance e Desempenho

Inteligência Competitiva e os Sistemas de Informação : saída para a integração?

Inteligência Empresarial : muito além do BI

Inteligência Organizacional, Inteligência Empresarial, Inteligência Competitiva, Infra-estrutura de BI : mas qual é a diferença?

Mercados Preditivos : uma ferramenta essencial para vencer em mercados altamente competitivos

O GAP entre Inteligência Competitiva e Forecasting : antecipar o futuro – quem não quer?

Parcerias Estratégicas e a utilização da Inteligência Competitiva

Redes de Valor e de Cooperação : evoluindo com a Inteligência Empresarial – série 1

Redes de Valor e de Cooperação : evoluindo com a Inteligência Empresarial – série 2

REVIE : a Rede de Valor para Inteligência Empresarial

REVIE na Prática : Inteligência Competitiva

“Matrix de Negócios”? Como funciona a REVIE


Conheça os nossos cursos sobre Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva (Inteligência de Mercado)

Inteligência Competitiva: estruturação e implementação de um Sistema de Inteligência de Mercado

Inteligência Competitiva na Prática: métodos, técnicas de análise e ferramentas

Inteligência Competitiva na Prática - Avançado

Inteligência Competitiva nas Redes Sociais

Inteligência Organizacional e a Tecnologia da Informação – BI, IC e CRM

Método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial): conceitos, como funciona, técnicas de Inteligência e implementação

Workshop A diferença entre as Inteligências: Organizacional, Empresarial, Competitiva e infra-estrutura de BI