Novo! Case 2 - Inteligência Competitiva/ Inteligência de Mercado

Case 2 – Setor Farmacêutico

 

Soluções - Inteligência Competitiva/ Inteligência de Mercado.

 

Empresa – Empresa de Médio Porte do Setor Farmacêutico e Dermocosméticos.

 

Desafios

:: A área de Inteligência Competitiva e Produtividade já existia há, aproximadamente, dez anos na empresa. A Gerência de Inteligência Competitiva identificou a necessidade de melhorias nas entregas com produtos mais analíticos e com cruzamento da Inteligência Interna com a Inteligência Externa.

:: Reestruturar e implementar a área de Inteligência Competitiva/ Inteligência de Mercado com processos e metodologia (Revie).

A Solução

O projeto foi dividido em 3 etapas:

Etapa 1 – Restruturação da área de Inteligência Competitiva e definição dos produtos de Inteligência.

Etapa 2 – Apresentação dos Resultados e Definição dos Próximos Passos.

Etapa 3 – Assessoria para Implementação da área com processos e metododologia (Revie); treinamentos e coach da equipe de Inteligência Competitiva da empresa para estruturação dos produtos de Inteligência e da coleta com processos.

Resultados Gerais

:: Apresentação do projeto com aprovação imediata pelo gerente de Inteligência Competitiva e Produtividade e pela coordenadora de Inteligência Competitiva da empresa.

:: O início imediato da 3ª Etapa de Implementação do projeto foi garantido pela estruturação bem sucedida da área de Inteligência Competitiva pela Revie.

:: Maior direcionamento da área de Inteligência Competitiva na coleta de dados e informações relevantes para o negócio, visando agilizar e facilitar a tomada de decisão dos líderes da empresa.

 

Depoimento

“As bases para a construção da área, as premissas, o planejamento e a construção dos trabalhos/projetos foram apresentados com detalhes pela Revie Inteligência. Tudo está mapeado, descrito. Então é mais fácil dar continuidade, dando forma ao que realmente deveria ser uma área de inteligência competitiva.”

Coordenadora de Inteligência de Mercado da empresa

 

 

Artigos Relacionados

As Faces da Inteligência : como direcionar a sua organização e definir o perfil profissional

As Inteligências : arsenal de competitividade e conhecimento para vencer a guerrilha empresarial

Cenários : diferencial estratégico em Inteligência Empresarial

Como produzir Inteligência Empresarial?

Erros no Gerenciamento de Projetos em Inteligência Competitiva

Inteligência Competitiva e a integração com Marketing e Redes Sociais

Inteligência Competitiva e a integração com Marketing e Vendas

Inteligência Competitiva e os Indicadores de Performance e Desempenho

Inteligência Competitiva e os Sistemas de Informação : saída para a integração?

Inteligência Empresarial : muito além do BI

Inteligência Organizacional, Inteligência Empresarial, Inteligência Competitiva, Infra-estrutura de BI : mas qual é a diferença?

Mercados Preditivos : uma ferramenta essencial para vencer em mercados altamente competitivos

O GAP entre Inteligência Competitiva e Forecasting : antecipar o futuro – quem não quer?

Parcerias Estratégicas e a utilização da Inteligência Competitiva

Redes de Valor e de Cooperação : evoluindo com a Inteligência Empresarial – série 1

Redes de Valor e de Cooperação : evoluindo com a Inteligência Empresarial – série 2

REVIE : a Rede de Valor para Inteligência Empresarial

REVIE na Prática : Inteligência Competitiva

“Matrix de Negócios”? Como funciona a REVIE

 

Conheça os nossos cursos sobre Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva (Inteligência de Mercado)

Inteligência Competitiva: estruturação e implementação de um Sistema de Inteligência de Mercado

Inteligência Competitiva na Prática: métodos, técnicas de análise e ferramentas

Inteligência Competitiva na Prática - Avançado

Inteligência Competitiva nas Redes Sociais

Inteligência Organizacional e a Tecnologia da Informação – BI, IC e CRM

Método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial): conceitos, como funciona, técnicas de Inteligência e implementação

Workshop A diferença entre as Inteligências: Organizacional, Empresarial, Competitiva e infra-estrutura de BI