Case 1 - Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva

 Case 1 - Telecomunicações


Soluções - Inteligência Empresarial Estratégica e Inteligência Competitiva.

 

Empresa – Empresa do setor de Telecomunicações.

 

Desafios

Os principais desafios para essa empresa eram expandir o portfólio de soluções e conquistar novos clientes em outras regiões do Brasil, principalmente a conta da Telefonica.

A empresa também tinha como objetivo conhecer melhor a sua concorrência, obtendo informações mais precisas, detalhadas e de fácil visualização.

 

A Solução

Nesse projeto, trabalhamos em quatro frentes da Inteligência Empresarial:

:: Mercado/ Concorrência

:: Clientes

:: Parceiros

:: Produtos

Para o mapeamento da concorrência, utilizamos a tecnologia Geomarketing que identificou quem são os concorrentes e quais as regiões de atuação. A visualização de mapas de informação georeferenciada facilitou a análise dos dados, garantindo a fácil visualização por micro regiões dos concorrentes.

Cruzamos técnicas de análise para propor investimentos em novos mercados, definição de posicionamento estratégico para a empresa (curto, médio e longo prazo) e expansão do portfólio de serviços.

Trabalhamos com mapeamento, seleção, avaliação e recomendações de parcerias estratégicas e clientes em potencial para a empresa, levantando perfil e gaps dessas empresas.

Utilizamos a técnica de análise cruzada das quatro frentes (mercado/concorrência, clientes, parceiros e produtos) combinando outras técnicas de inteligência, marketing e vendas para criar cenários assertivos com recomendações para essa empresa de telecom.

Foi elaborado um relatório gerencial com apresentação dos resultados para o presidente, diretores e gerentes da empresa.

 

Resultados

O projeto foi decisivo para a empresa conquistar a Telefonica como cliente. A diretoria comercial também alcançou resultados na definição do foco estratégico para a empresa, na linha de posicionamento dos serviços e na decisão sobre os investimentos em tecnologias.

 

Empresa parceira nesse projeto – Mobile Telemática.

 

 

Artigos Relacionados

As Faces da Inteligência : como direcionar a sua organização e definir o perfil profissional

As Inteligências : arsenal de competitividade e conhecimento para vencer a guerrilha empresarial

Cenários : diferencial estratégico em Inteligência Empresarial

Como produzir Inteligência Empresarial?

Erros no Gerenciamento de Projetos em Inteligência Competitiva

Inteligência Competitiva e a integração com Marketing e Redes Sociais

Inteligência Competitiva e a integração com Marketing e Vendas

Inteligência Competitiva e os Indicadores de Performance e Desempenho

Inteligência Competitiva e os Sistemas de Informação : saída para a integração?

Inteligência Empresarial : muito além do BI

Inteligência Organizacional, Inteligência Empresarial, Inteligência Competitiva, Infra-estrutura de BI : mas qual é a diferença?

Mercados Preditivos : uma ferramenta essencial para vencer em mercados altamente competitivos

O GAP entre Inteligência Competitiva e Forecasting : antecipar o futuro – quem não quer?

Parcerias Estratégicas e a utilização da Inteligência Competitiva

Redes de Valor e de Cooperação : evoluindo com a Inteligência Empresarial – série 1

Redes de Valor e de Cooperação : evoluindo com a Inteligência Empresarial – série 2

REVIE : a Rede de Valor para Inteligência Empresarial

REVIE na Prática : Inteligência Competitiva

“Matrix de Negócios”? Como funciona a REVIE

 

 

Conheça os nossos cursos sobre Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva (Inteligência de Mercado):

Inteligência Competitiva: estruturação e implementação de um Sistema de Inteligência de Mercado

Inteligência Competitiva na Prática: métodos, técnicas de análise e ferramentas

Inteligência Competitiva na Prática - Avançado

Inteligência Competitiva nas Redes Sociais

Inteligência Organizacional e a Tecnologia da Informação – BI, IC e CRM

Método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial): conceitos, como funciona, técnicas de Inteligência e implementação

Workshop A diferença entre as Inteligências: Organizacional, Empresarial, Competitiva e infra-estrutura de BI

Workshop de Marketing Estratégico e Inteligência Competitiva na Prática para o setor de TIC