Artigo: Inteligência Competitiva e os Indicadores de Performance e Desempenho
Publicado em 03/11/2010
Autor: Daniela Ramos Teixeira

Há uma necessidade latente por padrões e indicadores para mensurar os resultados. É sobre o que fala Daniela R. Teixeira, especialista em Inteligência Empresarial.

Download (pdf 53 kb)

Envie seu Comentário

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *

Expedito Franciscone
06/06/2011 15:17:40
Parabens, otimo trabalho de voces, é a biblia do mercado, que souber aproveitar, terá sucesso garantido. Abraço a todos.
Daniela Ramos Teixeira
05/01/2011 22:43:35
Olá Sarysa, bom saber que gostou do artigo sobre os Indicadores de Performance e Desempenho. Na minha opinião, esse é um assunto de grande interesse não só dos profissionais que atuam diretamente com Inteligência Competitiva, mas também da turma de planejamento, estratégia empresarial, marketing e vendas, dentre outras áreas. Temos 2 cursos que respondem às suas dúvidas sobre critérios e estruutração dos indicadores. 1. Método REVIE em http://www.revie.com.br/site-curso?id=7 e Inteligência Competitiva na Prática: métodos, técnicas de análise e ferramentas em http://www.revie.com.br/site-curso?id=3 SDS, Daniela Ramos Teixeira
Sarysa Rosa
26/11/2010 14:13:34
Prezada Daniela Teixeira, De acordo com McGill & Slocum JR. (1995, p. 13)“a estratégia de uma organização mais inteligente baseia-se no reconhecimento e na aceitação de que a aprendizagem é a única fonte de vantagens estratégicas sustentáveis”. Vejo que as organizações inteligentes são aquelas que aprendem continuamente, estão sempre dispostas a desenvolver sua capacidade de inovar.Não apenas armazenam informações, mas, geram conhecimento através do capital intelectual que seus funcionários somatizam. Segundo Ferreira (1986, p. 440), competição significa ”desafio, disputa, rivalidade, busca simultânea, por dois ou mais indivíduos, de uma vantagem, uma vitória, um prêmio”. O mercado atual, está criando um certo desconforto às organizações que ainda não perceberam a importância de se agregar valor ao seu negócio. Devido as constantes mudanças ocasionadas pela globalização a competição entre as empresas está cada dia mais notável. Essa é uma questão que deve ser encarada como importância vital, pois da forma como ela está acelerada, as empresas já deveriam estar preparadas para agirem bem antes de seus concorrentes. Portanto, a luta pelo poder competitivo deve estar baseada no diferencial , ou nível de performance e/ou desempenho (como é definido pela REVIE) que a organização possui, o que garantirá vantagens entre as demais. Logo, percebe-se que para encarar o desafio da competição entre as empresas para constituir vantagens no atual mercado econômico, faz-se imprescindível gerar a percepção, a perspicácia e a capacidade de compreender o que realmente é relevante à organização nesse cenário onde o grande fluxo de informação que vêm sendo gerado muda em uma velocidade considerável. Gostei da divisão dos eixos de inteligência, agora gostaria de saber mais sobre os indicadores de performance e desempenho para cada um deles, como são estruturados, quais são os critérios... Atenciosamente, Sarysa Rosa