Artigo: Trabalho de Graduação - Modelo Organizacional: Unidade de Inteligência Mercadologia na revenda Tchê Produtos Agrícolas Ltda
Publicado em 02/06/2014
Autor: Larissa de Souza Farias

Esse trabalho da Larissa de Souza Farias traz alguns aspectos interessantes na seção Análise, a partir da pg. 34.

Mesmo com ênfase teórico, certamente poderá ajudar os profissionais interessados em estruturar uma área ou uma célula de Inteligência Competitiva na empresa.

Selecionamos alguns assuntos abordados no trabalho.

 

  1. A autora cita a coleta de informações dos clientes por meio dos representantes comerciais. Nós utilizamos essa técnica na Revie com ações bem sucedidas junto aos nossos clientes.
  2. A autora dá ideias para KITs (Key Intelligence Topics) e KIQs (Key Intelligence Questions) na pg. 40. Podemos considerar como os KITs: clientes, fornecedores e concorrência para clarear a aplicabilidade do trabalho.

Exemplo:

KIT: Clientes

KIQs: potencial de compra, nível de satisfação, principais produtos utilizados na lavoura, necessidade acessória técnica, nível de inadimplência e novas tecnologias a serem comercializadas

Por fim, o artigo da Daniela R. Teixeira, diretora da Revie, é citado para mais uma vez assegurar que pesquisa não é Inteligência Competitiva (pg. 25). É mais uma ferramenta que pode ser utilizada como várias outras como Benchmarking, 5 Forças de Porter, dentre outras.

Para ler esse artigo completo da Daniela é só acessar Inteligência de Mercado: transformando as Olimpíadas em negócios

Para ler o trabalho completo da Larissa, clique abaixo na palavra download.

Fonte: http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/6685/1/2013_LarissaDeSouzaFarias.pdf

Download (pdf 1146 kb)

Envie seu Comentário

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *