Artigo: Artigo Científico - Inteligência Empresarial e Colaboração em Marketing Vendas: como vencer em um ambiente 'co-opetivo'
Publicado em 01/06/2011
Autor: Daniela Ramos Teixeira

Esse artigo científico foi publicado na Revista de Inteligência Competitiva Puzzle, Ano 9, Ed. 31, 2010.

 

Inteligência Empresarial e Colaboração em Marketing Vendas: como vencer em um ambiente 'co-opetivo'

Sumário

A evolução das práticas de Inteligência Empresarial e Competitiva gera a necessidade de melhorias em processos e a definição de métodos, técnicas e ferramentas que tragam resultados para as empresas.

Mas quais são esses métodos, ferramentas e técnicas utilizadas pelas áreas de Inteligência de Competitiva (ou de Mercado) das empresas no Brasil?

Por outro lado, temos outro assunto de grande relevância em nível mundial: a colaboração.

Mas será que as empresas no Brasil estão desenvolvendo práticas colaborativas? E qual é o grau de colaboração das empresas com os parceiros e clientes?

O crescimento das redes sociais e das ferramentas Web 2.0 é uma realidade. Mas estão sendo realmente utilizadas nas ações de Marketing e Vendas pelas empresas?

O presente artigo tem como um dos principais objetivos responder a estes questionamentos, apresentando alguns dos principais resultados da pesquisa ‘Inteligência Empresarial e Melhores Práticas em Marketing e Vendas’, desenvolvida pela MBI e REVIE Inteligência Empresarial.

Além disso, objetiva-se apresentar o Método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial): o que é, como funciona e principais benefícios, sendo que a presente pesquisa foi estruturada com base neste método.

A pesquisa contou com a participação de 84 (oitenta e quatro) profissionais do mercado brasileiro, principalmente dos segmentos da tecnologia da informação, indústria e serviços.

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Valdomiro Colovati
18/08/2011 11:19:00
As mudanças constantes na tecnologia de informação levam-nos também a ter que modificar as formas de marketing e venda e o trato com o cliente. Dessa forma, a inteligência competitiva terá que ser sempre implementada. Valdomiro Colovati