Esse artigo científico foi publicado na Revista de Inteligência Competitiva Puzzle, Ano 9, Ed. 31, 2010.
Inteligência Empresarial e Colaboração em Marketing Vendas: como vencer em um ambiente 'co-opetivo'
Sumário
A evolução das práticas de Inteligência Empresarial e Competitiva gera a necessidade de melhorias em processos e a definição de métodos, técnicas e ferramentas que tragam resultados para as empresas.
Mas quais são esses métodos, ferramentas e técnicas utilizadas pelas áreas de Inteligência de Competitiva (ou de Mercado) das empresas no Brasil?
Por outro lado, temos outro assunto de grande relevância em nível mundial: a colaboração.
Mas será que as empresas no Brasil estão desenvolvendo práticas colaborativas? E qual é o grau de colaboração das empresas com os parceiros e clientes?
O crescimento das redes sociais e das ferramentas Web 2.0 é uma realidade. Mas estão sendo realmente utilizadas nas ações de Marketing e Vendas pelas empresas?
O presente artigo tem como um dos principais objetivos responder a estes questionamentos, apresentando alguns dos principais resultados da pesquisa ‘Inteligência Empresarial e Melhores Práticas em Marketing e Vendas’, desenvolvida pela MBI e REVIE Inteligência Empresarial.
Além disso, objetiva-se apresentar o Método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial): o que é, como funciona e principais benefícios, sendo que a presente pesquisa foi estruturada com base neste método.
A pesquisa contou com a participação de 84 (oitenta e quatro) profissionais do mercado brasileiro, principalmente dos segmentos da tecnologia da informação, indústria e serviços.
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